Blog

O lado bom da volta ao trabalho depois da licença-maternidade

texto coaracy
por Tanila Glaeser

A maioria de nós mães passa pela ambivalência de emoções ao voltar pra o trabalho após a licença maternidade.

Sobre essa cobrança social, o capitalismo, a injusta jornada materna já existem milhares – e alguns de excelente qualidade – de textos sobre. Eu, na verdade, queria falar um pouco do outro lado dessa moeda aí.

O lado obscuramente real e que pouco se fala: a parte BOA de voltar ao trabalho depois da licença!

A maternidade na sua forma mais intensa cansa e isso não é segredo. Exauri. Nos anula um tanto considerável de quem éramos (até porque esse “éramos” aí ficará mesmo no passado), do nosso eu.

E aí vem a VOLTA pro trabalho e, com ela, vem também o delicioso momento de poder fazer xixi sozinha, ouvir uma música para além dos jingles infantis no caminho para o trampo, conversar com outras pessoas que falem a língua portuguesa de forma clara, vestir uma roupa! Gente, o que é vestir uma roupa??? Para quem anda de camisola e sutiãs apenas e por um tempo considerável, é tipassim: luxo, poder & glória!

E porque mesmo que não falamos sobre esse outro lado??? Ah, faz favor né?!? Poder achar beleza nesse momento não nos diminui como mães, não nos dará passaporte pro inferno, não demonstra menos amor! Apenas nos coloca naquele lugar real.

Disse a uma grande amiga inclusive que quando estamos trabalhando ganhamos um aliado no combate ao surto com os filhos: saudades!

E quando voltamos pra casa estamos com os peitos explodindo (umas de leite inclusive rs) e cheios de amor com uma vontade incrível de agarrar e encher de cheiro!

Talvez seja apenas uma questão de olhar sobre um outro prisma!

About the author

Coaracy

Deixe um comentário